Pesquisas Realizadas e em Andamento

2008-Atual Correlação entre stress e dor física: análise de fatores psicológicos e sociais
  Descrição: Projeto em parceria com o curso de Fisioterapia, no qual são propostos tratamentos de stress, coadjuvantes ao tratamento fisioterápico.. 
Financiamento pelo CNPq e Universidade Paulista.
2005 - Atual Desenvolvimento de metodologia para identificação, avaliação, conceituação e tratamento de stress crônico, a partir da Teoria de Temas de Vida.
  Descrição: Este projeto iniciou-se com a tese de Doutorado de Paulo Eduardo Benzoni, desenvolvida e defendida junto a PUC-Campinas, intitulada "Stress crônico e temas de vida: uma proposta cognitivo comportamental para conceitualização". O Objetivo do projeto é desenvolver procedimentos para diagnóstico e tratamento do stress crônico, com o embasamento da abordagem cognitivo-comportamental..
2004 - 2007 Pesquisa - Stress Ocupacional e sua correlação com fatores organizacionais e individuais
  Descrição: O projeto busca avaliar o nível de stress nos trabalhadores das empresas da região de Araraquara (SP) e a correlação deste com fatores organizacionais, tais como clima organizacional, cultura e estrutura organizacional. Busca também avaliar as formas de enfrentamento adotadas pelos trabalhadores que apresentam stress..
2004 - 2006 Pesquisa - Stress na cidade de Araraquara-SP: Um estudo Epidemiológico
  Descrição: A pesquisa compreendeu a avaliação de aproximadamente 300 pessoas adultas, de ambos os sexos, residentes na cidade de Araraquara-SP, por meio do ISSL - Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp (Casa do Psicólogo). O Projeto contou com a supervisão da Profa. Dra. Marilda Emanuel Novaes Lipp e com a colaboração de alunos do curso de Psicologia da UNIP - Universidade Paulista, campus Araraquara - SP.
2003 - 2005 Criação e Validação de Inventário de Valores e Atitudes Profissionais - Diagnóstico Organizacional
  Descrição: Desenvolvimento e validação de instrumento organizacional (IVAP - Inventário de Valores e Atitudes de Trabalho), de natureza quantitativa, para levantamento de atitudes no trabalho, clima organizacional e desempenho, em parceria com uma indústria metalúrgica..
2009 – atual Análise das vertentes psicanalíticas da resiliência
  Descrição: Estudo teórico prático sobre a resiliência psicológica a partir da vertente teórica da Psicanálise. Desenvolvido pela Ms. Selma Aparecida Geraldo Benzoni como parte de sua especialização e projeto de doutorado.